Culinária

Meeta Ravindra

A exótica e perfumada cozinha indiana tem uma legítima
representante no Brasil: Meeta Ravindra.
Nascida na Índia e aqui radicada desde 1973, Meeta é uma conhecedora de hábitos culinários indianos, os quais, com respeito e muito carinho, procura divulgar através de seu trabalho.
O êxito que obtém pode pode ser atribuído a uma feliz combinação de fatores, que a alçaram ao posto de "mestra" em tudo que põe a mão.
Simpática e inteligente, Meeta é um autêntico exemplar indiano: roupas típicas, pinta na testa e sua inseparável tambura. Apaixonada por música, ela interpreta canções tradicionais da Índia e também música popular brasileira com arranjos indianos.
Sua competência culinária evidencia-se pela beleza e harmonia de seus pratos e pela criatividade com que, sabiamente, mescla os condimentos, criando aromas e paladares únicos - ela mesma prepara seus temperos e cria o próprio curry, com ilimitadas combinações de sabor.
Os verdadeiros banquetes preparados por Meeta, com direito a incensos e uma decoração primorosa, arrancam aplausos dos convidados. Legumes, doces, pães, molhos, não importa: pelas suas mãos hábeis, o simples ato de comer torna-se sempre uma prazerosa aventura.


 
CULINÁRIA INDIANA
 
 
Alimentar-se é uma das primeiras necessidades de todos os seres para garantir a sobrevivência. Mas o problema é que, é dada muita importância a manutenção e bem estar do corpo físico sem se preocupar com os efeitos sutis da alimentação sobre a psique. Considerando que o corpo humano é um sistema holístico e, que todas as doenças são psicossomáticas, não seria suficiente uma dieta balanceada visando somente o corpo físico para assegurar a inexistência de doenças.
 
A princípio poderia considerar que consumir tudo na forma mais natural possível, seria sem dúvida mais saudável mas, ao mesmo tempo não satisfaria o paladar além de ser extremamente monótono. É aí que entra a culinária, unindo o útil ao agradável. Todo o conhecimento inclusive sobre macrocosmo e microcosmo está contido nos Vedas. Os rishis (sábios) receberam todo este conhecimento através da intuição - em profundo estado de meditação - não pela lógica, raciocínio ou dedução.
 
Ayurveda (ciência da vida) em particular, trata do funcionamento do corpo humano em seu aspecto holístico, considerando os desequilíbrios e suas conseqüências e todos os meios para restabelecer a harmonia. A culinária conseqüentemente faz parte desta ciência, preparando os alimentos sem perder seus valores essenciais e satisfazer o paladar. Ao alimentar-se através da Ayurveda, a cultura milenar da Índia, comprova mais uma vez seu gosto pela conscientização. O ato de comer, aparentemente tão banal, torna-se ciência quando acoplado ao Ayurveda.
 
A culinária Indiana é muito rica e é a única em satisfazer os mais sofisticados e exigentes paladares pois, possui vários ingredientes, temperos e métodos de preparação. A beleza não está em utilizar os temperos somente para satisfazer o paladar, mas sim por razões científicas. A tão condenada pimenta vermelha, não é um simples tempero, mas sim um forte remédio que provoca a transpiração, um dos meios naturais de resfriamento e limpeza do corpo. Ou o caso do gengibre que é muito usado no inverno e é tão rico em Vitamina C, portanto é muito indicado para esta estação.
 
Atualmente, a humilde dona de casa indiana não se atém a relação científica entre o Ayurveda e a culinária, apesar de utilizar estes mesmos princípios devido ao costume ou por orientação de sua genitora.
 
Preparar um prato com sabedoria e talento vão fazer de você um(a) "mestre cuca" no sentido literal da palavra.