Música Clássica Indiana

http://www.koausa.org/Gods/saraswati.jpg

MÚSICA CLÁSSICA INDIANA
          
        A evolução da Música Indiana começa com os Vedas. Esta literatura datada aos milhares de anos foi composta na forma de poesia e era cantada com ritmo. Essas melodias com o tempo integraram a vida inteira do ser humano desde o nascimento  até a cremação e assim a música colocou o mito perto da criação e da natureza. Convivendo junto com a natureza o homem começou a aprender o efeito das notas nas estações do ano e isto o ajudou a transformar o trabalho em prazer pois, o canoeiro, o vaqueiro, o pastor, todos têm suas canções que pulsam no ritmo de seus trabalhos.

A ORIGEM DA MÚSICA
         
        Entre os quatro vedas, o Samveda é considerado o melhor, inclusive no Bhagavad-Gita, onde Krishna diz : "Vedanam Samvedosmi", nos Vedas "eu sou Samved". Os mantras do Rigved se chamam Ritcha. Quando estes mantras são cantados sem melodia ainda são chamados Ritcha, mas quando são cantados com notas são chamados Sam. Sa significa Ritcha ou Mantra e Am significa Alap. Mantras cantados com Alap chamam-se Sam.
         Os sábios escrevem o Sam pensando no objetivo da música. O Mahamuni Bharat retirou do Rigveda a partitura ou as letras do Samveda, do Yajurveda retirou a expressão corporal e do Atharvaveda os extratos e assim escreveu o Natya Shastra (o tratado sobre música e teatro).  
OS RAGAS
          
          Há 7000 anos atrás começou-se a desenvolver o conceito de ragas. Através de profunda meditação e vivência com a natureza, percebeu-se que certo conjunto de  notas deveriam ser invocadas a certas horas,  em certas estações. Esta correspondência é feita entre os ragas e os períodos do dia (manhã, tarde e noite) e as estações do ano (primavera, verão etc). Isto impulsiona a criatividade do músico na direção correta, pois lhe dá a consciência criativa necessária para todas as improvisações que são requisições fundamentais para a música indiana. Foi percebido também que a vibração de certas notas ou conjunto de notas e melodias provocam alterações nos  chakras catalisando ou diminuindo suas funções. Estas alterações psicofísicas e energéticas modificam o estado de consciência do músico e do ouvinte.
         A ciência moderna está chegando a conclusão que a maioria das doenças são psicosomáticas ou resultado do desequilíbrio de energias vitais que fluem dentro do corpo. Na antigüidade os sábios, sabendo o poder do som, usavam a música para restabelecer o equilíbrio energético.
         A vibração das 22 artérias é representada por 22 shrutis, determinadas freqüências ou microtons e os 12 principais shrutis representam doze notas. Cada um dos sons e combinação destes tem um certo efeito sobre a psique humana. Por exemplo, para todo tipo de expansão física e material são usadas os sampoorna raga (os arranjos de 7 notas) e para todo o tipo de redução: das doenças, do comportamento  violento, ..., são usados os shadava raga (os arranjos de 6 notas). Para um comerciante mal sucedido serviria um raga diferente do que para um empresário que queira  expandir seus negócios e para restabelecer o bom funcionamento dos rins não serviria o mesmo raga para um tratamento de emagrecimento.
         A música não só afeta os seres vivos, mas altera o ambiente, local, inclusive o clima. Existem ragas que tanto podem provocar o fogo, aparentemente trazendo-o do nada, como a chuva. E também, mudar o comportamento de uma multidão violenta para calma ou vice-versa. Na  Índia, a música clássica também é utilizada para maiores obtenções na produção do leite de vaca e para maiores colheitas, dando uma safra rica. Assim, a música tem o poder de influenciar os três reinos e os cinco elementos.
         Até hoje a Música Clássica está seguindo as tradições filosóficas milenares que é dar a cada músico a liberdade de improvisações em cima da disciplina rígida dos ragas. Essa liberdade inspirou a formação de clãs (gharanas) e o dever do discípulo é levar adiante o estilo do clã.


WORKSHOP
MÚSICA CLÁSSICA INDIANA

TEMAS ABORDADOS
  • Música Clássica Indiana: sua origem
  • Os shrutís, microtons  e seus efeitos sobre psique humana
  • Os ragas e a relação deles com hora e estação
  • Os instrumentos
  • Exemplos musicais e prática com os participantes: tabla, sitar, tambura e voz
  • Arranjo Indiano em músicas brasileiras

DURAÇÃO
  • 4 horas
Horário: conforme a conveniência dos participantes e organizadores


APRESENTAÇÃO
  • Meeta Ravindra é acompanhada por músicos em suas atividades 

METODOLOGIA UTILIZADA
Apostila, explanação, exposição e audio