Ayurveda


AYURVEDA E CULINÁRIA
 
Ayurveda é uma palavra do sânscrito que significa a ciência da vida - a parte de todo um conhecimento sagrado que prima pela consciência. Ao fazer música através dos ragas, ao movimentar-se através do yoga, ao orientar-se através da astrologia, ao comunicar-se através do Sânscrito, a Índia esteve sempre demonstrando seu interesse pela técnica pela espontaneidade associadas naquilo que hoje chamamos de ciência.
Ayurveda não deve ser considerado somente como medicina indiana ou ciência das ervas. É a ciência que ensina como viver em harmonia com a natureza que representa o macrocosmo. Ayurveda é derivado dos vedas que são as escrituras mais antigas do mundo. Nos épicos Ramayana e Mahabharata também existem as citações do uso das ervas. Nos anos 700 a.C. o Maharishi Charak que viveu na região de Punjab escreveu a primeira escritura sobre a Ayurveda, o Charak Samhita e nos anos 600 a.C. o Sushrut escreveu Sushrut Samhita. Estes dois tratados de Ayurveda estão disponíveis ainda hoje e são considerados clássicos. Pouco depois, o Imperador Ashok que adotou o budismo, deu maior apoio ao Ayurveda e, nesta época junto com o budismo, os ensinos de ayurveda também influenciaram a religião e a medicina da China e do Japão.
Conforme o Chandogya Upnishada "a essência de todos os seres é a terra, a essência da terra é a água, a essência da água é a planta e a essência da planta é o ser humano".
Em todas as manifestações da consciência cósmica ela reside mas, no estado latente. Como na semente existe a árvore, no ser humano existe a inteligência cósmica. Uma semente podre nunca pode se tornar uma árvore, um corpo doente também não pode atingir a harmonia com natureza e sem isto não pode unir-se com a supra consciência. Um corpo que aparentemente aparecer são, psiquicamente pode estar doente e no futuro esta doença com certeza vai aparecer no plano físico. Ayurveda não só trata o corpo holístico ou psicofísico mas, vai muito além disto para desvendar os segredos mais íntimos da natureza, afim de preparar o ser humano para unir-se com a supra consciência. Ensina que estar com a saúde é normal e natural mas, estar doente é anormal. A natureza tem três Gunas (qualidades) básicas.



Sat - o princípio de luz, percepção, inteligência e harmonia.
 
  Raj - o princípio de energia, dinâmica, emoção e turbulência.
 
            Tam- o princípio de inércia, resistência, retrospectiva, e escuridão.
O equilíbrio destas três qualidades na vida seria ideal e o desequilíbrio de qualquer um produz anormalidades ou doenças.
Estas qualidades são base dos cinco elementos - fogo, terra, ar, água e éter que tem correspondência em toda natureza. Por exemplo, numa árvore a raiz, tronco, galhos, flores, folhas e frutas, correspondem terra, água, fogo, ar e éter respectivamente e a semente corresponde todos os cinco elementos que contém a árvore toda em si.
Estes cinco elementos ao entrar em contato com nosso organismo tornam- se os três Doshas - Vata, Pitta e Kapha que são a base de toda constituição humana. A combinação variada dos elementos origina os Doshas:  



éter e ar - Vata,
fogo e água - Pitta,
água e terra - Kapha.
As principais características de Vata são - seco, frio, leve e móvel; de Pitta - quente temperamental, inteligente dinâmico e claro; e de Kapha - frio, úmido, estático, vagaroso e denso.
A proporção desses doshas na constituição humana produz as diferenciações orgânicas de indivíduo para indivíduo. O Indivíduo de predominância VATA (Ar e Éter) terá os ares do corpo disturbados sendo por vezes "avoado". É por isso que este indivíduo deveria evitar alimentar-se de alimentos produtores de gases como repolho, couve-flor, etc.
Da mesma forma, o indivíduo de predominância Pitta (água e fogo) terá a temperatura do corpo alta, sendo portanto "esquentado". Esse Indivíduo devia portanto evitar alimentos muito apimentados que aumentariam o desequilíbrio de Pitta.
Todas as pessoas nascem com um e ou outro Dosha predominante que geralmente permanece assim a vida inteira e os desequilíbrios de uma condição normal são manifestados por doenças. Ao alimentar-se com ayurveda ajuda em restabelecer as normalidades.
Para detectar a natureza dos distúrbios encontrados no organismo por uma alimentação inconsciente e destituída de sabedoria, são necessárias uma série de testes de diagnose bem como, uma orientação mais profunda sobre os alimentos e os elementos da natureza. A proposta deste capítulo é, fornecer a você essa orientação preliminar da forma mais simples e acessível as receitas.